terça-feira, 21 de agosto de 2012
COMBUSTÍVEL - Agora vai pegar fogo....
Matéria publicada na HobbyNews n.84 de Agosto/2012, que chegou hoje nas nossas bancas, esrita por Ismael da Cunha Lopes, traz algumas luzes importantes sobre a discussão que já travamos algumas vezes aqui, sobre o combustível glow. Com ou sem Nitro? Gororoba Presta? Existe substituto pro Nitro? etc...etc...etc...
Pois bem, resumindo bastante o texto, acho que as informações importantes são as seguintes:
1) o Nitrometano serve para adicionar oxgigenio à mistura, aumentando a taxa de explosão do alcool e auxiliando também no resfriamento do coletor de admissão. Assim, onde não há falta de oxigenio no ar (em altitudes inferiores a 500m do nível do mar) que é o nosso caso, teoricamente não há necessidade deste auxílio para queima do combustível. Os motores são projetados, e vem de fábrica, para utilizar somente alcool e óleo lubrificante.
2) há no mercado um substituto barato e excelente para o nitrometano. É a ACETONA PURA, dita de uso profissional, comprada em lojas especializadas de produtos farmaceuticos (acho que o G.Gotuzzo deve ter). Por suas características a Acetona deve ser utilizada em concentração menor que o Nitro, em torno de 6% pois, em concentração maior que 10% ela assume capacidade corroziva para plásticos, tanques, mangueira, backplates, etc.
3) o óleo a ser usado pode ser o de rícino, que normalmente utilizamos, ou o de Kart, que é mais caro que exige concentracão um pouco maior.
Vou experimentar essa mistura, Metanol + 16% Óleo de Rícino + 6% de Acetona pra ver o que acontece no .71.
Qual é a opinião dos técnicos de plantão?
Abraço.
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MINHA OPINIÃO É QUE ESTÁ CRIADA A GOROROBA "ACETONADA", ALÉM DE QUEIMAR SERVE PRA LIMPEZA DE UNHAS...HAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirOlha, na época que eu voava VCC lá no Parque da Harmonia em Porto Alegre Nitrometano era coisa rara, voávamos desde os motores .15 até .46, .61 tudo com gororoba 5:1 mesmo. Pessoal voa aqui direto com gororoba, estava falando com o Carlos lá sábado, acho que no fim das contas tanto faz com ou sem nitro. ainda mais motor xingling de U$70,00, durando 1 ano, o motor se paga umas 4 vezes na economia do combustível, kkkkkk!!
ResponderExcluirA pergunta q eu faço é a seguinte. pra motor 4 tempos dá na mesma tb??
entao seria em 1 litro de metanol 160 ml de ricino e 60 ml de acetona
ResponderExcluirserve a mesma acetona que se usa para tirar esmalte de unha ou e outro tipo de acetona ?
Não Carlos, o das unhas tu continua usando nas unhas...hahaha
ResponderExcluirTem que ser Acetona vendida em loja de produtos químicos, tipo
G.GOTUZZO, ainda vou ver se lá tem. A Acetona de farmácia, essa das tuas unhas, tem 40% de água.
Giuliano, não sei qual a proporção para o 4 tempos, mas acho que não deve ser muito diferente. A preocupação é que a mistura não fique saturada de acetona pra não corroer mangueiras, tanque, etc.
Carlos acho que a proporção seria em um litro de combustivel seria 160ml de óleo, 60ml de Acetona e 780ml de metanol, acho que seria essa a proporção não??
ResponderExcluirPro 4tempos o recomendado (não sei pq) seria 15% de nitro ao invés de 10%, mas nos manuais do Saito pelo menos diz lá "...na falta deste use o normal com 10% de nitro pra motor 2T). Sempre usei o 10% no outro Saito que eu tinha e voava no Tango!
Daqui a pouco nos gororoba vai ter até bolinha de naftalina, kkkkkkkkkk!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA mistura nao deve ser feita com 780ml. Para cada litro de metanol vai 200 ml de óleo, o que da os 16% de mistura. A acetona, na proporção indicada, então, deve ser adicionada em 72 ml, o que vai ser 6% sobre o total do volume.
ResponderExcluiruai nao entndei as medidas ai o total passa de 1 litro e isso mesmo
Excluiruai nao entndei as medidas ai o total passa de 1 litro e isso mesmo
Excluira e andre ta bom
ResponderExcluirvou continuar usando nas minhas unhas entao
ahahhahahaahahaha
falando serio vou ver se consigo pela farmacia que trabalho eles trazem metanol e acetona para os principios ativos dos medicamentos
derepente a gente consegue mais barato !
rapaiz, to com o tico e teco aqui viajando na maionese!
ResponderExcluirse eu misturar 1000ml de metanol, 200ml de óleo e 72ml de acetona (cuidado pra não pegar nas unhas e estragar o esmalte glitter chiquérrimo), eu terei 1272ml de combustivel com a relação de 16% aprox. de óleo e 6% de acetona.
Porém, se eu misturar os 780ml de metanol, 160ml de óleo e 60ml de acetona não terei um total de 1000ml do combustível pronto nas mesmas proporções?? ou será que to muito sequelado?
Enfim como tenho um galão inteiro de wild cat pra eu testar essa mistura só daqui uns 2 anos, hehehehe!!
aqui tá a materia no blog:
ResponderExcluirhttp://aerotagua.blogspot.com.br/2010/04/como-fazer-seu-proprio-combustivel.html
vou te dizer, o que mais tem no aeromodelismo é Engenheiro Químico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
MEU DEUS!!!!!!!!
ResponderExcluirSUGIRO QUE OS TRÊS ALÉM DE UM CURSO DE QUÍMICA, FAÇAM UM DE MATEMÁTICA TAMBÉM.
HAHAHAHAHAHAHAHAHA, TÁ LOKO COM VOCÊS HEIN!!!!!!!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Excluirhahahahahahahahha to aqui lendo a matéria na revista e confesso que o cheiro da acetona tá me chapando já!!
ResponderExcluirGiuliano, 16% de 780ml eh 124,5ml, ou seja, nao haverá um litro e sim 904,5ml de mistura. 6% de 780ml eh 46,8ml, ou seja, ao final teremos somente 952,3ml, portanto, menos que um litro.
ResponderExcluirAndou faltando a algumas aulas de matemática...e outras de química...
Putz essa ta terrível..............compra nitrometano então..............acetona é pra unha........heheheh
ResponderExcluirConsultei um grande amigo, o Pitágoras, e ele me falou que a regra é clara, a proporção que coloquei pra 1 litro de combustível pronto está correto!
ResponderExcluirAhh e ainda sobrou um restinho de acetona pra molhar o algodão e limpar minhas unhas, tenho q ligar pro Markulino marcar hora no instituto de beleza agora!!
Meus caros
ResponderExcluirEste artigo não é novo, já foi publicado em julho de 2004 no site da Federação Portuguesa de Aeromodelismo.
E, para quem tem o mínimo de conhecimento técnico-científico observa que o mesmo contém erros gritantes.
Só para alertar, o nitrometano NÃO cria oxigênio dentro do motor, ele atua como um catalisador (em química, um catalisador é um acelerador da reação) e portanto a queima do metanol junto com o nitrometano é muito mais rápida e isto explica facilmente o pequeno aumento de rotação, o pequeno aumento da potência como também um menor aquecimento do motor, nada de valores muito significativos. Cabe aquí salientar que como o nitrometano acelera a reação é comum que ele acabe causando pré-ignição o que também explica o fato comum dos motores apagarem em vôo, pois ninguém altera a taxa de compressão do motor, que quando se usa nitrometano deve ser diminuida.
Os motores glow são acompanhados de algumas arruelas espaçadoras do cabeçote. Se não fosse necessário mexer na taxa de compressão por qual motivo os fabricantes as enviam junto com os motores?
Se algué estiver disposto a ler artigos técnicos, coloco pelo menos dois à disposição. Um em português e outro em inglês, este último bastante completo, mas por ser um artigo de engenharia da combustão, utiliza uma matemática bastante indigesta...
Saudações a todos.
Badia
For the best performance, a fuel containing 5% to 20% nitromethane is preferable. Bom, a OS (Tida como fabrica dos melhores e mais confiáveis motores glow), nos seus manuais(este retirado do manual OS 46ax) deve estar profundamente equivocada........
ResponderExcluiracho q todo mundo fica pensando que o "for the best performance..." e uma performance aceitável no gororoba não estariam tãããão distante!
ResponderExcluirenfim, acho q tem espaço na pista pro gororoba, o wildcat, omega, mk, acetonado, naftalina..........
A vida é para the best performance..............
ExcluirMeus caros
ResponderExcluirAcho que meu texto não foi bem compreendido. Em momento algum do texto eu digo que o uso do nitrometano é bom ou ruim, apenas coloquei que as "teorias" sobre o desempenho do combustível com nitro é que estão equivocadas pois carecem de fundamentação (explicação)científica assim como os "testes" feitos por "pesquisadores" do aumento de rendimento do combustível com nitro carecem de metodologia científica. São feitos de forma empírica e podem, mo máximo, servir apenas como um indicativo de melhora e não como prova cabal da grande superioridade de um combustível sobre o outro.
saudações
Badia
Pois eh... Na verdade, como diz a propaganda, nao sao as respostas que movem o mundo, sao as perguntas...e assim eh no empirismo, ainda mais quando realizado como o nosso, sem grandes compromissos científicos, de método, hipóteses e teses, que esta a graça da coisa...
ResponderExcluirAcetona funciona? Nitrometano eh melhor? Só metanol e álcool bastam?
A resposta pras três perguntas eh sim mas a resposta eh o que menos importa, desde que as perguntas gerem uma discussão sadia, e que provoquem, nos envolvidos, uma genuína vontade de aprender.
Falei com um contato em POA pra comprar os produtos da receita de bolo na farmaquimica.
ResponderExcluirAlcool Metilico - R$3,70 o litro
Óleo de Rícino - R$12,30 o litro
Acetona - R$63,00 o litro porém só vendem pra pessoa jurídica, segundo a atendente informou é produto controlado pela Polícia Federal.....
Cara, comprei um litro de acetona PA no G.Gotuzzo ontem por R$ 19,00, como pessoa física, fazendo o tal cadastro pra controle da PF. O preço do metanol e do óleo eh esse mesmo. Sábado ja vou levar misturado pra ver o que acontece. Seria interessante alguém levar a mistura simples, pra gente comparar, empiricamente, se há ou nao, ganho de potência.
ResponderExcluirAndré, com relação ao uso de acetona realmente existe isso porém nunca testei nem sei de ninguém aqui ou em poa que tenha feito isso, mas até onde sei adiciona 6% de acetona em cima do litro do combustivel pronto, o que facilita o calculo ou seja 6% de 1000ml da 60ml de acetona.
ResponderExcluirtu vê eu achei muito caro mesmo o preço na farmaquímica, hehehe!!
ResponderExcluirse aprovar guarda a acetona que semana q vem deve tá vindo o resto de POA!
No g.gotuzzo não tinha alcool e óleo?? preços??
O álcool no GGotuzzo tem preço de Vodka, e importada....tem que ser de Porto Alegre mesmo. O óleo eh mais ou menos a mesma coisa.
ResponderExcluirheheh liguei npra lá, 15 reais o litro não tem como!
ResponderExcluiròleo o cara disse q tinha somente o comercial acho que é o q tem glicose aí cola tudo!
Semana q vem meu contato irá comprar em Porto Alegre os produtos!
Quero acostumar o 52 2tempos no caseirol direto já desde novo, hehehe!
Quanto ao óleo de rícino (ou óleo de mamona) deve ser verificado se é o industrial, pois este não tem açucar. O que o G.Gotuzzo comercializa com a denominação de "comercial" poderia ter açúcar. É importante a verificação cuidadosa. Pois o açúcar dissolvido no combustível permanece como se fosse uma finíssima areia e aí já viu, né, é o fim de qualquer motor.
ResponderExcluirSaudações
Badia
O óleo de mamona vendido no G.Gotuzzo nao tem açúcar. Eh o mesmo da Farmaquimica...alias o fornecedor eh a Farmaquimica.
ResponderExcluirNo forum me deram o link a seguir.....
ResponderExcluirhttp://aerotagua.blogspot.com.br/2010/04/como-fazer-seu-proprio-combustivel.html
oleo de ricino de qualidade tem na Campestre em SP, e a acetona realmente melhora o combustivel caseiro?
ResponderExcluirCaro Faad, estamos em Pelotas, RS, e fica mais em cinta adquirirmos o óleo aqui mesmo. Quanto a questão da acetona no combustível caseiro, a resposta eh que, comparativamente a mistura simples (metanol + óleo) eh obvio que há ganho. No entanto, nao há como comparar com a mistura com nitrometano, até porque como nao temos estrutura laboratorial para fazer testes - nosso campo de provas eh a pista mesmo - nossas impressões sao empíricas mesmo. Se houver alguém com disposição e condições técnicas pra fazer estes testes em laboratório, ajudaria muito nesta discussão.
ResponderExcluirAbraço.
ola Andre, obrigado pela atenção, eu uso motores grandes, como OS BGX35 Super Tigre 35 e 23 CC, portanto consomem bastante por isso uso o combustivel caseiro,faço um sistema de acendimento de vela quando reduz para 1/4 de motor que mantem uma marcha lenta impecavel e otima retomada, não tenho nenhum problema quanto ao funcionamento fica perfeito, a minha ideia era ganho de potencia mas acho que vou ficar como esta mesmo. Abraço
ResponderExcluirAjudando na limpeza da garagem do sogro hoje achei um combustível que eu tinha guardado lá em 2002, são 5 litros de alcool metílico e um litro de óleo de ricino Puro! será que ainda dá pra usar? vou misturar 4lt de alcool e 1 litro de óleo num galão pra testes, pelo cheiro tá tudo legal, kkkkkk!!
ResponderExcluirVamos denovo... Pra obter 16% de óleo na mistura tem que ser 5 litros de álcool pra 1 litro de óleo, se nao vais ficar com 20% de óleo e fazer uma sujeira absurda no motor e na descarga.
ResponderExcluirahh sim, é que quando eu voava VCC eu usava 20% mesmo nos motorzinho .15!!! vou fazer 16% então!!
ResponderExcluirNos tempos de VCC nós ainda usávamos combustivel só pra amaciar com mais óleo, hélice maior e com menos passo e depois ia pro combustivel com menos óleo e hélice pra vôo, hoje negada toca o motor pra amaciar no ar e já era, hehehehehe!!
Olá, gostaria de saber se essa solução de metanol, óleo rícino e acetona se encaixa também para o automodelismo?
ResponderExcluirOlá, gostaria de saber se o nitrometano é mais fraco q a acetona, pois aki misturamos 1 litro de nitrometano por 5 litros de metanol, e para cada 1 litro de metanol pode se colocar 50 ml só, então acetona e mais forte q nitrometano?
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