quarta-feira, 11 de julho de 2012

SOBRE O EIXO DA PISTA

Caros, estava olhando a área no googleearth e me dei conta que a proposta inicial de eixo (aquela que estamos voando) é exatamente paralela à pista do aeroporto. Vejam a imagem:
A questão agora é de adequação do vôo às eventuais limitações de espaço que os obstáculos existentes nos imponham. Como o Mauro relatou na última reunião, todo mundo voa com obstáculos nas cercanias. Pista localizada dentro da cidade como esta que se apresenta, poucos tem...

11 comentários:

  1. Será que não podemos ter problemas com a rampa do aeroporto?

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  2. Acho que não. Estaremos a 3200 m da cabeceira da pista
    do aeroporto, e a 2180 m da rampa de pouso/decolagem
    daquela pista.

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  3. Da ficha de obtenção de BRA, da CoBrA, para a aerodesign:

    E comprometo-me a
    Não voar meu aeromodelo em eventos, exibições ou efetuar demonstrações até que ele tenha sido testado e bem sucedido num teste de vôo;
    Não voar o aeromodelo a menos de 8 km de distância de aeroportos, aeroclubes ou clubes de aeromodelos R/C sem a devida e expressa autorização;
    Não voar com descuido, imprudência ou de maneira perigosa;
    Jamais voar por cima de espectadores;
    Não voar com o aeromodelo sem a identificação da Licença Operacional (BRA), conforme determina a COBRA;
    Não operar aeromodelos com hélices de metal e/ou spinner pontiagudos;
    Não operar aeromodelos com qualquer dispositivo de bombas ou explosivos;
    Não operar qualquer aeromodelo com turbina a gás, a menos que tenha uma Licença Operacional BRA específica;
    Não operar aeromodelo R/C fora das freqüências (72 Mhz impar) determinadas pelo Ministério das Comunicações;
    Onde estiver, em Clubes filiados e homologados, respeitarei as regras desses Clubes, as Normas de Segurança da COBRA e, se expressamente autorizado pelo seu Presidente ou algum membro da sua Diretoria.
    Não voarei meu(s) aeromodelo(s) com descuido, imprudência ou de maneira perigosa.
    Não ingerir bebidas alcóolicas ou qualquer substância química ilegal antes, nem durante qualquer operação com aeromodelo;
    Assumir sempre qualquer acidente que tenha sido de minha responsabilidade e comunicar imediatamente a Confederação Brasileira de Aeromodelismo - COBRA

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  4. Pois é... a autorização quanto ao aeroporto só precisa dar continuidade ao processo iniciado para a pista no CAVG.
    Quanto às homologações e responsabilidades, é caso de seguirmos mantendo os princípios de organização do CPA em relação à segurança de vôo, que é sempre a nossa primeira preocupação.
    A pista do Retiro, para exemplificar, ficava a 3.700m do
    aeroporto.

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  5. SENHORES, NÃO EXISTE GUAMPA EM CABEÇA DE CAVALO!!!!
    TEMOS É QUE PASSAR A MÁQUINA NA PISTA JÁ DEMARCADA E VOAR!
    ESTAMOS COM A FACA E O QUEIJO NAS MÃOS PARA TERMOS UMA PISTA COMO NUNCA TIVEMOS E SÓ FAZER ACONTECER E COM POUCOS GASTOS.
    MÃOS A OBRA CARÍSSIMOS!!!

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  6. Creio que não deram atenção ao que escrevi, a aproximação do aeroporto se dá em cima dessa área, e continuo achando muitos obstáculos para nos preocuparmos durante os vôos, principalmente quem está recebendo instrução,essa pista fica com uma cerca na cabeceira,gostaria que fossemos bem criteriosos nessa avaliação.

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  7. Caro Gringo, pelo contrario, exatamente por darmos atenção a tua opinião êh que estamos levando adiante a discussão para que, com critério, possamos tomar a melhor posição para o desenvolvimento do aeromodelismo e do CPA.
    Quanto a cerca na entrada da cabeceira da esquerda, quero lembrar que no retiro também tínhamos uma cerca, mais ou menos na mesma distancia, só que na rampa da direita.

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  8. Outra coisa que ia deixando passar, a perna de aproximação do aeroporto nao se da pela Represa e sim pelo obelisco e pelo arco-íris. O avião que vistes foi de instrução do aeroclube, que nao tem, como sabemos, muita pre-definição quanto a curso de vôo, e passou ali por acaso, já que a lâmpada de aproximação, s.m.j., nao êh por ali.

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  9. A perna de aproximação passa por cima da guabiroba e depois em cima da escola mario quintana que fica nas proximidades da pista, hoje conversando com um amigo que é coordenador da infraero ele me explicou que a rampa de pouso naquela distancia é bem mais alta que o que voamos e deve estar acima de 1500 pés, mas que podemos passar as coordenadas e colocar nos mapas de vôo para proteção, se quisermos......

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  10. vamos sabado na parte da manha fazermos os retoques que faltam
    na pista para podermos voar sabado a tarde e testar varios tamanhos de aeros

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