domingo, 22 de janeiro de 2012

Nitrometano no glow

Nitrometano

O nitrometano aumenta a eficiência do motor, que pode se traduzir em maior eficiência na queima do combustível, então a pergunta que fica é: Como algo pode aumentar a queima (reação que libera calor) e ser responsável pelo maior resfriamento do motor?

O nitrometano apresenta a seguinte formula química:

CH3 (N2O)

Ou

H

|

H - C - N2O

|

H

A "queima" do nitrometano se processa segundo a seguinte reação:

CH3 (N2O) + O2 --> CO + H2O + N2O

Balanceada a equação fica:

2CH3 (N2O) + 2O2 --> 2CO + 3H2O + 2N2O

Observe a presença do oxido nitroso como produto da dissociação do nitrometano, ficando o acréscimo de potência nos motores de modelos pela presença de oxigênio gerado na dissociação do oxido nitroso. Então como explicar a redução de temperatura que efetivamente se observa quando utilizamos nitrometano?

Para um motor de modelo funcionar, são necessários ,combustível, ar compressão e ignição. Simplificando podemos dizer combustível e oxigênio, cuja proporção é definida regulando o carburador até se atingir a mistura adequada para o funcionamento. Pois bem, o volume total da mistura é dependente do tamanho do motor e uma forma de aumentar a potencia é aumentando a quantidade de combustível que se pode queimar nesse mesmo espaço. Nos carros de passeio, isso pode ser conseguindo usando turbo compressores, que fazem a entrada forçada de ar e combustível na câmara de combustão, nos modelos usa-se o nitrometano que vai propiciar esse oxigênio, permitindo que nessa mistura tenha mais combustível que ar, e tendo a mesma queima eficiente sem afogar o motor ou fazê-lo apresentar as características de um motor com a "mistura gorda" (repare que a proporção oxigênio combustível se mantém igual, mas como se reduz a quantidade total de ar, pode-se ter mais combustível). Uma vez que com o uso de nitrometano aumenta o volume de oxigênio na câmara de combustão e conseqüentemente a quantidade de combustível, como nesse (no combustível) temos óleo lubrificante, o volume de lubrificante também é proporcionalmente maior a cada ciclo do motor, o que aumenta sensivelmente a lubrificação e reduz a produção de calor pela fricção entre as partes móveis do motor.

Simplificando mais ainda, imagine que a mistura, em volume de ar e combustível total seja composta de 10 partes (Valor ilustrativo, nem pense em algo como porcentagem). No combustível sem nitro seria uma proporção de 4 pro ar, 4 pro combustível e 2 pro óleo (4x4x2). Com nitro seria algo como 2 de ar, 5 de combustível e 3 de óleo na mistura final (2x5x3), podendo com isso os combustíveis que usam nitrometano, terem uma proporção de óleo, menor que os usados sem nitro, sem perder eficiência na lubrificação do motor.

É fácil perceber que se paga um preço por isso, que é a redução da autonomia do motor. Isso é bem evidente para aqueles que possuem além de aeromodelos carrinhos também, já que um motor 46 de aeromodelo, consome quase o mesmo que um pequeno 12 de automodelo, porém o primeiro utiliza 10% de nitrometano, e o outro pode utilizar até 30%, trabalhando em rotações superiores a 30.000 rpm e com uma concentração menor de óleo na mistura do seu combustível, já que o volume de combustível que entra na mistura é muito maior. Agora você já sabe que o nitro não reduz a temperatura de forma mágica, ou da mesma forma que em um carro de passeio, o que ele faz é permitir uma maior entrada de combustível, e conseqüentemente de óleo, melhorando a lubrificação, aumentando a eficiência do motor por queimar mais combustível, aumentando a potencia e permitindo até que a porcentagem de óleo em um combustível com nitro possa ser menor, que em um sem nitro.

13 comentários:

  1. ????????????????????????????????????????????????
    ISSO SÓ PODE SER EFEITO DA FALTA DE VÔOS POR MOTIVOS ATMOSFÉRICOS OU PELO CALOR EM EXCESSO.
    QUE ISSO DOCTOR?

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  2. Tem coisa estranha aí...

    NO2 é dióxido de nitrogênio. Óxido nitroso tem a fórmula N2O.

    O balanceamento da equação também tá estranho, já que sobrariam 3 oxigênios.

    Ele parece mais certo caso libere uma molécula de óxido nitroso em vez das duas de dióxido de nitrogênio, ficando assim 2 CH3NO2 + 2 O2 -> 2 CO2 + 3 H2O + N2O

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    1. Tem razão Igor digitei o 2 no local errado....ai gerou o erro....

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  3. Muito sol, muito vento, pouca chuva...essa é a mistura
    que aumentou a compressão no doutor...hahaha...
    calma, calma...respira...
    abraço...

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  4. Xiiiii!!!!!!!
    É contagioso!!!
    O IGOR pegou!!!
    Hahahahahahahaha!!!
    Vamos voar mais pessoal e filosofar menos...nem que seja pra quebrar os modelos :(

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  5. Andei lendo mais um pouco e vi que o nitrometano pode sofrer uma queima incompleta sem a presença de oxigênio, apenas com calor e pressão. Na wikipedia diz que ele liberaria nitrogênio como um dos subprodutos da queima, mas fiquei intrigado pois o nitrogênio também queima violentamente em contato com o oxigênio, gerando água e calor.

    Essa acredito que seja uma das formas da queima incompleta do nitrometano, precisando da metade do oxigênio que a queima completa da postagem anterior:

    2 CH3NO2 + O2 -> 2 CO + 3 H2O + N2O

    Um livro de química que eu consultei trazia um exemplo de queima incompleta do etanol, gerando C como um dos subprodutos (fuligem).

    C2H6O + O2 -> 2 C + 3 H2O

    Por conta disso, acredito que a equação da queima do nitrometano sem ar seria parecida com isso: (apenas suposição)

    2 CH3NO2 -> 2 C + 3 H2O + N2O

    Não consegui achar como seria a equação da queima do nitrometano sem oxigênio, mas posso tirar essa dúvida com um professor de química lá da faculdade e trago a resposta para o clube.

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    1. Igor por incrível que pareça tentamos botar fogo no nitrometano puro e num pegou.........

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  6. Beef, isso tudo foi o que eu disse de forma reduzida para o nosso amigo, porém ao longo do tempo vi varios testes em revistas importadas e nacional e a conclusão foi sempre a mesma ou seja ninguém afirmou que para um uso prático nos modelos isso faça tanta diferença assim, uma vez que essa era a questão, se justificaria o uso ou não, e tem mais, ha quem diga que o nitrometano não deve ficar exposto ao sol, se isso é verdade cade o cuidado com esse detalhe, acho que deveria-se falar nisso também. Só pra piorar.

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    1. Gringo ha um tempo atras fizemos vários testes nos motores de arrancada á metanol e fez um efeito bastante considerável, em torno de 15% de HP no total,deve com certeza fazer efeito nos aeros, pois sem nitro meu os 46ax girava 12000rpm e com, 12600, e pedia a mistura mais rica, foi o único teste que fiz em aeros, claro que não é necessário seu uso, agora quem quer mais potência.....(Agora discriminar não.....)

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  7. Talvez ele precise de alguma condição especial para queimar com menos ar e aumentar significativamente a potência. Uma mudança de 12000rpm pra 12600rpm dificilmente traria um ganho muito além de 10%, o que pra mim não justificaria o preço absurdo. Algumas fontes falam em ganhos de potência da ordem de 300%... Só temos que descobrir como achar.

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    1. Igor os dragster usam nitrometano numa proporção absurda em relação ao metanol, trazendo incrementos de potencia de até 150% conforme o Cesar Degreas um cara que entende muito do assunto(medidas de dinamômetro), agora num motor de 8cc aspirado, com carburação pré-histórica sem balanceamento, sem aumento de taxa de compressão e preparação adequada, é bastante, experimenta voar teu 4t sem nitro e com nitro ai vais ver diferença(estabilidade de marcha lenta, aceleração e giro final) e ainda olha o manual do fabricante.....

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  8. "o nitrogênio também queima violentamente em contato com o oxigênio, gerando água e calor"

    Confundiu aí, na verdade é o hidrogênio que queima violentamente, o nitrogênio é neutro, não queima. Tanto que 70% do ar atmosférico é nitrogênio.

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  9. Desculpa, a parte do "gerando água e calor" foi erro meu. Realmente tava pensando em outra coisa quando escrevi essa parte.

    A queima no nitrogênio, se não me engano, pode gerar óxido nítrico (NO) ou, quando combustão completa, dióxido de nitrogênio (NO2).

    Já a forma inerte que tu falas é N2... Se não tiver "de casal" ele pode ficar bem instável, como por exemplo no explosivo NI3.

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