CLUBE PELOTENSE DE AEROMODELISMO
REGULAMENTO PARA GINCANA R/C
FICHA TECNICA:
Inscrição: Somente o competidor pode inscrever-se com o modelo
Modelo: Livre
Motor: Livre
Peso: Livre
Ajudantes: Máximo de dois
Quantidade de Vôos: Dois
Quantidade de Tentativas: Duas
Área de Vôo: Será determinada para todas as manobras
MANOBRAS:
A- DECOLAGEM
B- VÔO NIVELADO DE CINCO METROS
C- TRÊS LOOPS CONSECUTIVOS SOBREPOSTOS
D- UM LOOP EXTERIOR NORMAL
E- UM LOOP QUADRADO
F- OITO CUBANO
G- PARAFUSO DE TRÊS VOLTAS
H- TONEAUX (TONEL)
I- UM STALL SEM MOTOR
J- VÔO NIVELADO DE DORSO
K- APROXIMAÇÃO RETANGULAR
L- ATERRISSAGEM (POUSO)
DESCRIÇÃO DAS MANOBRAS:
A- DECOLAGEM – O modelo deve permanecer imóvel no solo com o motor em funcionamento, sem ser segurado pelo piloto ou ajudante e decolar em seguida. A rolagem deve ser em linha reta e o modelo deverá decolar suavemente do solo e estabelecer um ângulo de subida constante e gradual. A decolagem se efetua quando o modelo efetua uma curva de 90 graus em relação a trajetória e decolagem;
A nota será diminuída se:
1- O modelo não permanecer parado
2- Faz mudança de rumo durante a rolagem
3- O modelo pula do solo
4- Toca o solo após a decolagem
5- O ângulo de subida é muito elevado
6- Faz ondulações durante a subida (galopagem)
7- Muda de rumo durante a subida
8- Não mantém as asas niveladas
9- Não efetua uma curva de aproximadamente 90 graus.
B- VÔO NIVELADO DE CINCO METROS – O modelo deverá ser nivelado aproximadamente a cinco metros do solo e passar frente aos juízes, cobrindo espaço da pista igual ao comprimento.
A nota será diminuída se:
1- O modelo passar muito acima ou muito abaixo dos cinco metros
2- Não passar frente aos juízes
3- Não passar em vôo nivelado – Ondulando
4- Não manter a trajetória de vôo
C- TRÊS LOOPS CONSECUTIVOS SOBREPOSTOS – O modelo inicia o vôo reto e nivelado elevando-se e executando três loops normais e consecutivos, recuperando-se na mesma altitude e trajetória de inicio.
A nota será diminuída se:
1- O modelo não está nivelado no inicio da manobra
2- Os loops não são redondos
3- Os loops desviam a esquerda ou a direita
4- A asas não ficam niveladas ao término dos loops
5- Os loops não terminam à mesma altura do início
6- O modelo deriva ou muda de trajetória
7- O diâmetro dos loops não é igual
D- UM LOOP EXTERIOR NORMAL – O modelo começa a manobra em vôo horizontal nivelado e então executa um meio roll colocando-se em posição invertida na qual voa aproximadamente 1 segundo, executando em seguida um loop invertido para cima, voa mais 1 segundo em posição invertida e executa meio roll, recuperando em vôo nivelado na mesma trajetória e altitude iniciais
A nota será diminuída se:
1- O modelo não está nivelado no inicio da manobra
2- O loop não é redondo
3- O loop desvia a esquerda ou a direita
4- A asas não estão niveladas ao término do loop
5- O termino do loop está em altitude diferente do início
6- O modelo deriva ou muda da trajetória inicial
7- O modelo muda de trajetória durante os meio rolls
E- UM LOOP QUADRADO – O modelo começa a manobra em vôo horizontal nivelado e então executa um subida a 90 graus, continua subindo, entrando em vôo invertido com outra curva de 90 graus continuando o vôo agora picado efetuando outra curva de 90 graus, nivelando na mesma altitude que iniciou.
A nota será diminuída se:
1- O modelo não está nivelado no inicio da manobra
2- A curva de 90 graus não é perfeita
3- O modelo não mantém a trajetória nivelada tanto na horizontal quanto na vertical, subindo ou descendo
4- O loop desvia para esquerda ou direita
5- As asas não estão niveladas no termino do loop
6- O término do loop está em altitude diferente do início
7- O modelo deriva ou muda da trajetória inicial
8- O loop não termina na mesma altitude do início
F- OITO CUBANO – O modelo inicia em vôo horizontal nivelado, entra em um loop normal, continua em trajetória descendente até 45 graus, executa um meio roll seguido por outro loop normal continua ate a trajetória descendente de 45 graus, quando executa outro meio roll e recupera na mesma altitude da trajetória inicial;
A nota será diminuída se:
1- O modelo não está nivelado no inicio da manobra
2- Os loops não são redondos
3- Os loops desviam a esquerda ou a direita
4- O modelo esta fora dos 45 graus no começo do roll
5- O modelo não está nivelado no término das manobras
6- O modelo não termina no mesmo rumo e altitude
7- Os meio rolls não são centrados no ponto de cruzamento
G- PARAFUSO DE TRÊS VOLTAS – O modelo estabelece uma trajetória voando reto e nivelado. O motor é reduzido, o modelo é mantido em posição de nariz levemente alto até que entre em perda e inicie o parafuso. O modelo gira sobre si mesmo em três voltas completas e recupera na mesma trajetória inicial e em vôo nivelado
A nota será diminuída se:
1- A trajetória inicial não é nivelada
2- O modelo não executa exatamente três rotações completas. Para menos de duas ou mais de quatro voltas a nota será zero
3- O modelo não termina a manobra na mesma trajetória de início
4- O modelo não esta nivelado no término da manobra
5- Se a manobra for espiral a nota é zero
H- TONEAUX ( TONEL )- O modelo inicia em vôo nivelado, executa dois rolls em velocidade constante e rotações completas, terminando em vôo nivelado na mesma trajetória e altitude iniciais.
A nota será diminuída se:
1- O modelo não está nivelado no inicio da manobra
2- O modelo muda de altitude ou trajetória durante os rolls
3- A velocidade dos rolls é inconstante
4- Não executa exatamente duas rotações
5- O modelo não está nivelado no término da manobra
I- UM STALL SEM MOTOR – O modelo inicia em linha de vôo nivelada e executa um subida suave com motor, sendo após desacelerado ( capado) e o modelo produzira uma perda suave na mesma linha de vôo em que começou a manobra, nivelando após na mesma altitude e trajetória iniciais
A nota será diminuída se:
1- A trajetória inicial não é nivelada
2- O modelo não sobe aproximadamente no sentido vertical
3- O motor não é capado
4- O modelo não executa a perda
5- O modelo não obedece a trajetória
6- O modelo não nivela na altura e trajetória iniciais
J- VÔO NIVELADO DE DORSO – O modelo deverá ser nivelado em vôo de dorso entre 10 a 20 metros do solo e passar na frente aos juízes, cobrindo o espaço igual ao comprimento da pista.
A nota será diminuída se:
1- O modelo passar muito acima ou muito abaixo da altura determinada
2- Se não passar frente aos juízes
3- Se não passar em vôo nivelado
4- Se não manter a trajetória de vôo
K- APROXIMAÇÃO RETANGULAR - A manobra começa com o modelo voando sobre a pista de aterragem. Faz uma curva 90 graus à esquerda- uma perna do retângulo com vento de través – uma segunda curva de 90 graus – uma perna a favos do vento- uma terceira curva 90 graus –outra perna com vento de través – uma quarta curva de 90 graus e um vôo reto em direção ao ponto de pouso. As três primeiras pernas do retângulo serão executadas a uma altitude constante e a quarta perna em ângulo descendente constante para o pouso. O Circuito pode ser feito pela direita se o Diretor do Concurso assim autorizar antes do vôo.
A nota será diminuída se:
1- As pernas do retângulo não forem retas
2- As curvas de 90 graus não são suaves e precisas
3- As curvas não são executadas exatamente a 90 graus
4- O modelo galopa no vôo
5- Se o modelo não aterriza após a aproximação, a nota será zero.
L- ATERRISSAGEM ( POUSO) – O modelo arredonda suavemente para tocar o solo dentro da pista, sem pular ou mudar de trajetória e rola ate uma parada total.
A nota será diminuída se:
1- O modelo choca contra o solo devido a falta de arredondamento
2- O modelo pula após o pouso
3- As asas não estão niveladas no pouso ou durante a rolagem.
4- O modelo desvia à esquerda ou à direita durante a rolagem
5- Se o modelo capotar a nota será zero
6- Nos modelos com trem de pouso escamoteável, se a roda ou rodas retraírem durante o pouso a nota será zero.
7- A manobra de pouso começa quando o modelo estiver aproximadamente a um metro do solo
8- Se o modelo sair fora da pista a nota será zero.
OBSERVAÇÃO:
A decolagem e pouso será na pista de RC, havendo a possibilidade do Diretor de Prova determinar previamente, pista alternativa para decolagem e pouso, em decorrência de condições adversas. Sendo obrigatório ao piloto que optar pela alternativa, decolar e pousar na mesma.
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