segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Avgas vs. Podium

Estou pesquisando motores à gasolina para colocar no lugar no ys120 do meu funtana. Fiquei surpreso ao ver que para a maioria dos motores é recomendado o uso de gasolina sem chumbo.

Como o pessoal está usando avgas, resolvi procurar na internet algo sobre este assunto.

Estas foram as recomendações que encontrei:

Motores DLE: Gasolina sem chumbo.
Motores DLA: Gasolina comum. (87 octanas)
Motores Turnigy: Gasolina sem chumbo com no mínimo 93 octanas.
Motores RCGF: Gasolina sem chumbo com alta octanagem. (alta octanagem mas não fala em números)
Motores Saito: olhei especificação de dois 4-tempos, um pedia gasolina sem chumbo com 91 octanas e o outro dizia que não era necessária alta octanagem.
Motores Zenoah: Não encontrei no site oficial. Sites "paralelos" falam em gasolina sem chumbo.

Octanagens:

Gasolina comum: 87
Gasolina Podium: 95
Avgas 100LL (gasolina azul): 100


E agora, o que é melhor usar?

14 comentários:

  1. O problema é que nossa gasolina tem até 25% de álcool e os motores não estão adaptados....prefiro o chumbo....

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  2. Mas a mistura de álcool aumenta a octanagem da gasolina. Além de aumentar a potência.

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  3. IGOR, ESTOU NO MESMO BARCO, COMPREI UM MOTOR 26 A GASOLINA PRO MEU FUNTANA. QUANTO A GASOLINA ESTOU USANDO A PODIUN E NAO TIVE PROBLEMAS. O CHUMBO E O ALCOOL SAO USADOS COMO ANTI DETONANTES. NO NOSSO CASO AMBAS PODEM SER USADAS, OS MOTORES SAO CARBURADOS E NAO INJETADOS, ENTAO NAO POSSUEM SONDAS E COLMÉIAS CATALIZADORAS NO ESCAPAMENTO E ESTAS SAO AS PEÇAS QUE SOFREM COM O CHUMBO, NO CASO DO ALCOOL POR SE TRATAR DE MOTORES 2T COM PRE MISTURA DE OLEO, A CORROSAO QUE PODERIA OCORRER NAS PARTES INTERNAS DO CARBURADOR FICA NEUTRALIZADA.
    VALE A PENA EXPERIMENTAR AS DUAS E VER COMO O MOTOR SE COMPORTA COM CADA UMA E AI ESCOLHER A MELHOR.
    SO PARA CONSTAR ESSES MOTORES FUNCIONAM ATE COM A NOSSA GASOLINA COMUM, PODENDO TER ALGUMA DIFICULDADE EM DAR A PARTIDA, DEPOIS ELES QUEIMAM TUDO. HEHEHEHE!!!!

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  4. A QUASE ESQUECI, A TAXA DE COMPRESSAO DO MOTOR CONTA E MUITO PARA QUE ELE QUEIME QUALQUER TIPO DE GASOLINA E AI ENTRA O COMENTARIO DO RAFAEL, SE O MOTOR TEM UMA BOA TAXA DE COMPRESSAO O ALCOOL PROPORCIONA UMA MAIOR POTENCIA.

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  5. Voltando ao assunto:
    #O álcool só aumenta a potencia por ter uma medida estequiométrica na relação álcool/ar maior e uma resistência maior a detonação permitindo maiores taxas de compressão, que não é nosso caso pois em nossos motores temos taxas máximas declaradas de 9,5 e deveriam girar em torno de 13 para aproveitar essa característica(em automóveis nossos motores flex usam em torno disso para melhorar a performance auxiliado pela eletrônica....
    #Quanto ao ao avgas com chumbo(como o Mauro escreveu tem incompatibilidade com catalizadores e sistemas de injeção) exige taxas de compressão em torno de 10 mais próxima da realidade dos motores de aeromodelo, porém toxica para o ambiente.
    #ainda quanto ao álcool produz corrosão dos materiais não tratados sendo que o óleo a diminui muito pouco(informação proveniente das motocicletas 2t antigas que tem seus carburadores até perfurados mesmo com óleos modernos) e ainda produz formação de borra na tela do filtro do injetor do carburador walbro e similares.....

    Conclusão tamos ffffffffffffff............

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  6. Já fiquei pensando se seria viável dar uma rebaixada na tampa desses motores, ou aumentar a taxa de alguma outra forma, de modo a usar álcool.

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  7. Então parece que as duas são ruins...

    Fui olhar de curioso o site da DLE para procurar as taxas de compressão e só o 20 e o 170 usam taxas maiores (10,5 e 9,5 respectivamente). O resto é 7,6:1. Com uma taxa dessas ele não deve tirar proveito de combustível de alta octanagem.

    Com relação à corrosão causada pelo álcool, vi na internet que alguns modelos de carro precisaram ter algumas peças trocadas de metal para plástico quando foram convertidos de gasolina para flex. Não sei se é verdade, mas faz sentido...

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  8. As recomendações gerais nos fóruns de aeromodelismo orientam usar avgas com óleo sintético em até 50:1 e fazer descarbonização periódica do motor (com produtos do tipo car80), ou usar gasolina comum , podium, V-power com óleo sintético que seja solúvel em álcool, pois os semi e minerais não são, e secar o motor após o uso, ou até retirar o álcool da gasolina baixando a octanagem.....Todas variáveis tem seus problemas... No geral acho o avgas mais confiável.......

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  9. Concordo com Beef e só uso AVGAS por não gerar tanto resíduo dentro do carburador (Na telinha da cuba) e também por facilitar a partida do motor. Outra coisa interessante que não necessita quase ajuste de carburação, pude observar isso nos motores DLE30, DL 100 e no DA120. Recomendo que use AVGAS e não terá problemas com o funcionamento do motor.
    Flavio.

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  10. Pra botar lenha na fogueira.
    A gasolina certa é aquela de te deixa feliz com o funcionamento do motor no final do dia de voo!
    Os motores nos quais é usada a avgás por recomendação do fabricante, trabalham com anéis de compressão e de seguimento, quais sejam, motores de aviação e, em alguns casos, de automobilismo de competição. Isso proporciona um rendimento maior, melhor arrefecimento e, por conseguinte, esses motores aceitam gasolinas mais "apuradas". Os motores de aeromodelismo para gasolina, são miniaturas, que são fabricados com apenas um anel que exerce todas as funções no funcionamento deles. Nesse, caso, mais que uma "performance detonativa" do combustível, necessárias são: uma lubrificação constante, uma eficiente mistura e uma regulagem equalizada.
    Quando a gasolina usada tem octanagem menor que o recomendado para o motor é que acontece aumento de temperatura e conseqüentes danos ao motor porque causa pré-detonação. A pré-detonação ocorre porque o combustível não resiste à compressão que o motor trabalha e explode espontaneamente antes da posição certa ou do ponto de centelhamento da vela, gerando perda de potência e superaquecimento, podendo causar derretimento do pistão ou até danos ao motor inteiro.
    Uma vez usada gasolina de 100 octanas (avgas) em um motor em que a câmara de combustão foi projetada para 85 octanas não haverá problema nenhum. A vantagem da AVGAS sobre a gasolina PODIUM é que possui maior poder calorífico, proporcionando maior autonomia, não possui álcool anidro que também é corrosivo e pode atacar peças de motores não preparados para trabalhar com esse combustível.

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  11. André anéis de segmento são os de compressão dependendo de sua altura no pistão(mais próximo da cabeça compressão, um pouco abaixo compressão e lubrificador e mais abaixo raspador do excesso de óleo) Na minha compreensão quanto menos anéis e mais finos menor o atrito, consequentemente melhor o rendimento mecânico; nossos motores em sua maioria tem 1 anel somente (os rcgf tem 2)e apesar da falta de refinamento de sua construção e usinagem, e por serem geralmente copias de motores com bons projetos mecânicos tem ótimo rendimento no seu custo/beneficio, assim os anéis em si são apenas uma parte do conjunto mecânico a serem adequados para a obtenção do melhor rendimento térmico dos motores usando a potencialidade da alta octanagem....

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  12. BEFF, LENDO ESSES COMENTÁRIOS, LEMBREI DAQUELE ARRANCADÃO EM SANTA MARIA, QUANDO FIZ UM COMBUSTIVEL A MODA LOKO QUE ERA A MISTURA DA AVGAS, GASOLINA COMUN, TINNER EXTRA FORTE E ALCOOL. PENA QUE NÃO LEMBRO AS PROPORÇÕES, POIS O RESULTADO NAQUELE AP 1800 A GASOLINA TAXADO FOI EXCELENTE. QUEM SABE A GENTE FAZ UM TESTE NUM AERO, MAIS QUE EXPLODIR NÃO VAI...HEHEHEHEHEHE!!!!!!!!

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  13. Alguém testou colocar álcool num desses motores à gasolina? Tem uns loucos que dizem que esses motores com ignição por faísca queimam qualquer coisa que colocar pra dentro. Tava lendo num fórum um cara que diz já ter testado gasolina, combustível glow, metanol puro, E85... Pena que não tava bem explicado.

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  14. A princípio, se pegar um motor bem taxado como dissestes que o DLE20 é, e botar álcool, vai funcionar muito bem.
    Só a durabilidade do carburador é que vai estar comprometida.
    E, claro, vai ser uma merda para pegar nos dias frios.

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