quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicionário de Aeromodelismo

* Aeromodelista : Aquele curioso que pensa que sabe e entende de tudo sobre aeromodelismo.

* Agulha do carburador :
Peça para todos fuçarem, de fácil quebra na queda e difícil de ser encontrada nas lojas do ramo. •


* Aterrisagem :
Bater primeiro com as rodas no chão e depois dar vários pulinhos.


* Aterragem :
Bater com tudo de uma vez só no chão. •


* Bateria (ni-start) :
Serve principalmente para desconfiar que não esta carregada e pedir emprestada ao colega.


* Bequilha :
Peça de arame com rodinha em borracha na ponta, que entorta todas as vezes que o aeromodelo pousa.


* C.G
: Ponto sempre procurado e encontrado no lugar onde não deveria de ser. Também pode ser Com que Gravidade a hélice bateu no dedo do aeromodelista.


* Combustivel :
Material caro, que dá um trabalho danado pra limpar do modelo após o uso.


* Carburador :
Um monte de peçinhas e parafusos, que todos mechem mas ninguém entende. O mais comum fica atrás da hélice antes do modelo cair.


* Cabrar :
Ato de tentar tirar o aeromodelo de uma queda fatal.


* Decolagem :
Ato de arrancar o aeromodelo do chão fazendo uma curva do lado contrário que o piloto imaginava fazer.


* Dederência
: Problemas causados pela peça que fica atrás do transmissor, É a maior causadora de quedas, porém, nunca admitida.


* Empenagem : Rabo do avião, normalmente empenado, que as vezes sobra após uma queda.


* Gama FAI :
Eletrocardiograma no céu.


* Hélice :
Primeira peça a tocar no chão após um vôo mal sucedido. Serve também para fatiar dedos e dar lucros para logistas e farmácias.


* Helicóptero :
Avião de rosca.


* Incidência :
É a ciência do chutômetro, feito com um palitinho de sorvete (usado), na frente ou atrás da asa.


* Interferência :
Fato sempre culpado pela dederência. Acontece muito entre os veteranos, quando derrubam seus modelos.


* Loja especializada :
Local onde procuramos aquilo que eles não tem, e compramos um monte de coisas que não estávamos precisando; quando chegamos em casa, verificamos que não compramos o que queríamos.


* Manicaca :
É o principiante de pilotagem, MANIacos que normalmente só fazem CACAS.


* Manobra :
Perda momentânea do controle do aeromodelo.


* Modelo escala
: Replica de avião, que não sai da parede do aeromodelista.


* Modelo FAI
: Aeromodelo que leva no mínimo 1 hora para prepara-lo para voar, e dá sono a quem está assistindo o vôo.


* Modelo esporte : Caixote com asas para treinamento de como atingir a pista, sem danifica-lo muito.


* Motor :
Engenhoca que em casa funciona as mil maravilhas e na pista dá um trabalho danado para funcionar; morre fácil, não dá marcha lenta, etc.


* Mecânico :
Puxa-saco de piloto.


* Nariz :
Parte dianteira do aeromodelo, onde na maioria das vezes fica o motor. (p.s; Quando falamos a um manicaca para levantar o nariz do aeromodelo ele levanta sua cabeça.


* Over wing
: Manobra que poucos sabem fazer e precisamos de dicionário em Inglês para sua tradução.


* Pouso
: Agressão a pista.


* Queda :
Ver pouso.


* Receptor
: Equipamento eletrônico que fica dentro do aeromodelo antes e durante o vôo e fora após a queda, normalmente sofre de interferências estranhas.


* Sustentação
: Gasto mensal com o equipamento.


* Trem de pouso
: Conjunto de arames e rodinhas que sempre entortam na hora do pouso. Agressor da pista.


* Retrátil
: Idem trem de pouso, que normalmente não funciona e entra dentro do aeromodelo na hora do pouso ou no táxi.


* Start
: Aparelho economizador de dedos.


* Aeroclube : Local sonhado pelo aeromodelista e que causa saudade já na saída. Apropriado para beber cerveja, secar a inauguração dos aeromodelos dos outros, comer churrasco, contar vantagens, regular a lenta do motor, ajustar ângulo da asa, ajustar trens de pouso, testar rádio, colar balsa, ajustar a alta do motor, trocar informações, discutir se óleo de rícino é melhor que sintético, discutir se vale a pena utilizar nitro no combustível, dar gargalhadas quando o aeromodelo dos outros se espatifa no chão (ver momento de nariz). De vez em quando, voar.

* Asa :
Ver asas.

* Asa alta :
Aeromodelo que possui a sua asa em uma posição alta.

* Asa baixa :
Aeromodelo que possui sua asa em uma posição baixa.

* Asa média :
Aeromodelo que não é asa alta e nem asa baixa. Normalmente acompanha um farroupilha (pão francês, presunto e queijo).

* Asas :
Ver biplano.

* Biplano :
Ver asas (duas vezes)

* Direção do Vento :
Direção em que o vento sopra, normalmente mudando a todo instante. Para veteranos orienta qual a direção da decolagem, para manicacas, bem, pouco importa...

* Estabilizador :
Remédio do tipo calmante, muito comum entre os aeromodelistas, e que deve ser ingerido logo após a inauguração de um novo aeromodelo, ou logo após o salvamento de um aeromodelo. Possui ação sobre a tremedeira que dá depois destas situações estabilizando o indivíduo...

* Flutter :
Assim como o saci-pererê e a mula sem cabeça, todo mundo sabe o que é, mas nunca ninguém viu...

* Freqüência :
Número de vezes que o aeromodelista esquece de verificar se não há outro canal igual ao seu em uso, derrubando o avião dos outros.

* Momento de Cauda :
Exato segundo anterior ao momento de nariz quando o aeromodelista ainda consegue ver a cauda do seu avião colada na fuselagem. Observação: todo momento de cauda é obrigatoriamente precedido por um momento de nariz.

* Momento de Nariz :
Exato momento em que o avião se espatifa com o nariz no chão, com motor a pleno. É a aterragem de nariz.

* Pista :
Segmento ou faixa de terra, coberto por grama, terra, asfalto ou qualquer outra cobertura, raramente utilizado por manicacas. Alguns aeromodelistas desconhecem a existência deste.

* Profundor (1) :
Equipamento que serve para medir a profundidade do buraco aberto pelo aeromodelo logo após a ocorrência de um momento de nariz

* Profundor (2) :
Assim como o vento, é também acusado de ser o culpado pela maioria das quedas de aeromodelos de manicacas e aeromodelistas experientes, porém, envergonhados e sem saber o que dizer para os outros...

* Tanque :
Recipiente onde é depositado o combustível, terra e outros detritos entupidores de carburador.

* U-Control :
Modalidade do aeromodelismo, onde o aeromodelista amarra o avião com duas cordinhas para fazer teste de labirintite.

* Vela :
Peçinha que fica na parte superior do motor sempre acusada de estar queimada quando o motor não pega.

* Vento :
Fenômeno atmosférico que é o culpado e principal explicação para todos os erros de pilotagem dos manicacas e alguns veteranos também. O sonho do aeromodelista é pilotar no vácuo, se pudesse...

* Vento atravessado :
É o pior dos ventos, coisa do demônio.

Um comentário:

  1. HUMMMMM!!! ACHO QUE O RAFAEL TA USANDO A MESMA COISA QUE O PRESIDENTE... OU É CONTAGIOSO MESMO. HEHEHEHEHE!!!!!

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