quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dicionário de Aeromodelismo

* Aeromodelista : Aquele curioso que pensa que sabe e entende de tudo sobre aeromodelismo.

* Agulha do carburador :
Peça para todos fuçarem, de fácil quebra na queda e difícil de ser encontrada nas lojas do ramo. •


* Aterrisagem :
Bater primeiro com as rodas no chão e depois dar vários pulinhos.


* Aterragem :
Bater com tudo de uma vez só no chão. •


* Bateria (ni-start) :
Serve principalmente para desconfiar que não esta carregada e pedir emprestada ao colega.


* Bequilha :
Peça de arame com rodinha em borracha na ponta, que entorta todas as vezes que o aeromodelo pousa.


* C.G
: Ponto sempre procurado e encontrado no lugar onde não deveria de ser. Também pode ser Com que Gravidade a hélice bateu no dedo do aeromodelista.


* Combustivel :
Material caro, que dá um trabalho danado pra limpar do modelo após o uso.


* Carburador :
Um monte de peçinhas e parafusos, que todos mechem mas ninguém entende. O mais comum fica atrás da hélice antes do modelo cair.


* Cabrar :
Ato de tentar tirar o aeromodelo de uma queda fatal.


* Decolagem :
Ato de arrancar o aeromodelo do chão fazendo uma curva do lado contrário que o piloto imaginava fazer.


* Dederência
: Problemas causados pela peça que fica atrás do transmissor, É a maior causadora de quedas, porém, nunca admitida.


* Empenagem : Rabo do avião, normalmente empenado, que as vezes sobra após uma queda.


* Gama FAI :
Eletrocardiograma no céu.


* Hélice :
Primeira peça a tocar no chão após um vôo mal sucedido. Serve também para fatiar dedos e dar lucros para logistas e farmácias.


* Helicóptero :
Avião de rosca.


* Incidência :
É a ciência do chutômetro, feito com um palitinho de sorvete (usado), na frente ou atrás da asa.


* Interferência :
Fato sempre culpado pela dederência. Acontece muito entre os veteranos, quando derrubam seus modelos.


* Loja especializada :
Local onde procuramos aquilo que eles não tem, e compramos um monte de coisas que não estávamos precisando; quando chegamos em casa, verificamos que não compramos o que queríamos.


* Manicaca :
É o principiante de pilotagem, MANIacos que normalmente só fazem CACAS.


* Manobra :
Perda momentânea do controle do aeromodelo.


* Modelo escala
: Replica de avião, que não sai da parede do aeromodelista.


* Modelo FAI
: Aeromodelo que leva no mínimo 1 hora para prepara-lo para voar, e dá sono a quem está assistindo o vôo.


* Modelo esporte : Caixote com asas para treinamento de como atingir a pista, sem danifica-lo muito.


* Motor :
Engenhoca que em casa funciona as mil maravilhas e na pista dá um trabalho danado para funcionar; morre fácil, não dá marcha lenta, etc.


* Mecânico :
Puxa-saco de piloto.


* Nariz :
Parte dianteira do aeromodelo, onde na maioria das vezes fica o motor. (p.s; Quando falamos a um manicaca para levantar o nariz do aeromodelo ele levanta sua cabeça.


* Over wing
: Manobra que poucos sabem fazer e precisamos de dicionário em Inglês para sua tradução.


* Pouso
: Agressão a pista.


* Queda :
Ver pouso.


* Receptor
: Equipamento eletrônico que fica dentro do aeromodelo antes e durante o vôo e fora após a queda, normalmente sofre de interferências estranhas.


* Sustentação
: Gasto mensal com o equipamento.


* Trem de pouso
: Conjunto de arames e rodinhas que sempre entortam na hora do pouso. Agressor da pista.


* Retrátil
: Idem trem de pouso, que normalmente não funciona e entra dentro do aeromodelo na hora do pouso ou no táxi.


* Start
: Aparelho economizador de dedos.


* Aeroclube : Local sonhado pelo aeromodelista e que causa saudade já na saída. Apropriado para beber cerveja, secar a inauguração dos aeromodelos dos outros, comer churrasco, contar vantagens, regular a lenta do motor, ajustar ângulo da asa, ajustar trens de pouso, testar rádio, colar balsa, ajustar a alta do motor, trocar informações, discutir se óleo de rícino é melhor que sintético, discutir se vale a pena utilizar nitro no combustível, dar gargalhadas quando o aeromodelo dos outros se espatifa no chão (ver momento de nariz). De vez em quando, voar.

* Asa :
Ver asas.

* Asa alta :
Aeromodelo que possui a sua asa em uma posição alta.

* Asa baixa :
Aeromodelo que possui sua asa em uma posição baixa.

* Asa média :
Aeromodelo que não é asa alta e nem asa baixa. Normalmente acompanha um farroupilha (pão francês, presunto e queijo).

* Asas :
Ver biplano.

* Biplano :
Ver asas (duas vezes)

* Direção do Vento :
Direção em que o vento sopra, normalmente mudando a todo instante. Para veteranos orienta qual a direção da decolagem, para manicacas, bem, pouco importa...

* Estabilizador :
Remédio do tipo calmante, muito comum entre os aeromodelistas, e que deve ser ingerido logo após a inauguração de um novo aeromodelo, ou logo após o salvamento de um aeromodelo. Possui ação sobre a tremedeira que dá depois destas situações estabilizando o indivíduo...

* Flutter :
Assim como o saci-pererê e a mula sem cabeça, todo mundo sabe o que é, mas nunca ninguém viu...

* Freqüência :
Número de vezes que o aeromodelista esquece de verificar se não há outro canal igual ao seu em uso, derrubando o avião dos outros.

* Momento de Cauda :
Exato segundo anterior ao momento de nariz quando o aeromodelista ainda consegue ver a cauda do seu avião colada na fuselagem. Observação: todo momento de cauda é obrigatoriamente precedido por um momento de nariz.

* Momento de Nariz :
Exato momento em que o avião se espatifa com o nariz no chão, com motor a pleno. É a aterragem de nariz.

* Pista :
Segmento ou faixa de terra, coberto por grama, terra, asfalto ou qualquer outra cobertura, raramente utilizado por manicacas. Alguns aeromodelistas desconhecem a existência deste.

* Profundor (1) :
Equipamento que serve para medir a profundidade do buraco aberto pelo aeromodelo logo após a ocorrência de um momento de nariz

* Profundor (2) :
Assim como o vento, é também acusado de ser o culpado pela maioria das quedas de aeromodelos de manicacas e aeromodelistas experientes, porém, envergonhados e sem saber o que dizer para os outros...

* Tanque :
Recipiente onde é depositado o combustível, terra e outros detritos entupidores de carburador.

* U-Control :
Modalidade do aeromodelismo, onde o aeromodelista amarra o avião com duas cordinhas para fazer teste de labirintite.

* Vela :
Peçinha que fica na parte superior do motor sempre acusada de estar queimada quando o motor não pega.

* Vento :
Fenômeno atmosférico que é o culpado e principal explicação para todos os erros de pilotagem dos manicacas e alguns veteranos também. O sonho do aeromodelista é pilotar no vácuo, se pudesse...

* Vento atravessado :
É o pior dos ventos, coisa do demônio.

MUDANÇA DE DATA DE CAÇAPAVA

Caros, o Banana pede pra avisar que
recebeu comunicado
que a data do 5º ENCAER,
em Caçapava do Sul foi
TRANSFERIDO
para dias 15 e 16/10.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

RESULTADOS DA REUNIÃO

Caros, comunicamos o resumo das decisões da reunião de ontem:
1) será construído o banheiro para melhor conforto das famílias;
2) dia 12/10 faremos Dia da Criança no campo, com filhos e famílias
para, num mutirão construírmos a cobertura;
3) instrução de vôo será dada OBRIGATORIAMENTE cabeada. O
CPA disponibilizará rádios e RX para os aeros dos iniciantes;
4) o CPA estará presente no 5º ENCAER, em Caçapava do Sul no
próximo fim de semana.
Abraço.

domingo, 25 de setembro de 2011

COMPRO RÁDIO

Preciso adquirir um radio Futaba 4 canais,(baratinho)que esteja perfeito.
tratar comigo
ou com Ederson,fone 99774243....à noite

sábado, 24 de setembro de 2011

REUNIÃO QUINZENAL

Amigos, próxima TERÇA-FEIRA
DIA 27/09 às 20h
temos nossa reunião quinzenal.
Local - Casa do Salim
Prato - Pizza
Pauta - Pista do Monte Bonito
Presença em Caçapava dias 1 e 2/10
Assuntos Gerais.

CONFIRME PRESENÇA!!!
Avise aos conhecidos.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vendo Helicóptero

Meu heli 450 está para negócio. Só falta receptor

Modelo: HK-450PRO TT
Motor: 2218 de 3450kv ou 2415 de 4700kv
Bateria: Nano-Tech 3S 2200mAh 35-70C
Servos: Todos são modelo 919MG - Metal Gear, Digital, 1,7kg, 0,06s
ESC: 50/65A
Preço: A combinar.

Tenho tanto as pás originais quanto um conjunto de fibra de vidro. Posso incluir no negócio várias peças de reposição que tenho aqui paradas, como tail boom, engrenagens, torque tube, canopy/cowl, pás do rotor traseiro...

Contato: Igor - 91610940 / igorrls@terra.com.br

Saldão

Saldão do Rafael
Por falta de parede, preciso vender aeros. Ofereço:

Wingman II
Treinador/acrobático muito leve para motor .40 ou elétrico. Estava voando ele com um elétrico e bateria 3s, usando para FPV. 1,27m de envergadura.
R$250 só o avião. Com motor/ESC/servos, a combinar.


Honda Jet
Lindo jato bimotor elétrico pusher, de voo muito firme. 1,60 m de envergadura.
Avião + motores + hélices + ESCs por R$480.


Extra 300S Phoenix Models para motor 46. Avião acrobático mas extremamente dócil e de voo muito gostoso. Envergadura de 1,45 m. R$400 só o avião.


Groovy 3D 90, modelo novo ainda na caixa, para motores 90 4T ou equivalente gasolina ou elétrico. R$750,00


Contatos 8116-1656.

domingo, 18 de setembro de 2011

NOTICIAS DO DOMINGO

CAROS, AO QUE PARECE, EM BREVE TEREMOS UM NOVO AEROMODELISTA NO GRUPO.
TRATA-SE DE NOSSO CONHECIDO SR. NELCI, O QUAL FLAGREI HOJE A TARDE TAXIANDO NADA MENOS QUE O EXTRÃO DO JOÃO PAULO, O QUAL DAVA PINTA DE QUERER TOMAR O LUGAR DO CARLOS NAS AULAS DE INSTRUÇÃO DE VÔO.
HEHEHEHE...CORAJOSO BARBARIDADE, QUANDO VI O EXTRÃO JÁ TAVA INDO EM DIREÇÃO DAS MACEGA...MAS FOI SALVO POR SEU DONO. O NELCI ERA SÓ SORRISOS...
ESSE JOÃO.

sábado, 17 de setembro de 2011

TOMOU FORMA DE PISTA

Nosso agradecimednto a todos que puderam ajudar
no carreto e instalação das mesas no Monte Bonito.
Agora começou a tomar forma nosso espaço, e vai
ficar excepcional.
Agora é a cobertua, banheiro e churrasqueira...
e muitos e bons vôos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011


Pontos subcolaterais


Os pontos subcolaterais são os pontos que ficam entre os pontos cardeais e os pontos colaterais.

São oito os pontos subcolaterais:

nor-nordeste - NNE,
és-nordeste - ENE,
és-sudeste - ESE,
su-sudeste - SSE,
su-sudoeste - SSO ou SSW,
oés-sudoeste - OSO ou WSW,
oés-noroeste - ONO ou WNW,
nor-noroeste - NNO ou NNW.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CONVOCAÇÃO GERAL

Caros, tá combinado com o Banana.
Sábado, duas horas, TODO MUNDO
no Élcio pra fazer o carreto de nossas
coisas (mesas, madeiras, etc.) que
estão lá, pra levar pro Monte Bonito.
Precisamos da ajuda de todos pra
o frete tomar o menor tempo possível.
Por favor confirme presença!!!

sábado, 10 de setembro de 2011

Belo sábado na pista do monte bonito CPA!!












REUNIÃO QUINZENAL

Amigos, a próxima reunião será
DIA 13/09/2011 às 20h
Local - Casa do Beef
Prato - Arroz de China e Feijoada
Pauta -
Andamento da pista da Cascata
Situação financeira do Clube
Assuntos Gerais

Avise aos conhecidos e
CONFIRME PRESENÇA.

Não deixe aos outros decidirem por você!!!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

AMANHÃ TEM VÔO

Caros, amanhã teremos um belo dia pra prática do esporte.
Se o Banana puder, vamos ir também no Élcio buscar as
mesas e o madeiramento.
Contamos com a presença e a ajuda de todos.
Até amanhã.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

REVOADA DA INDEPENDÊNCIA

Caríssimos, amanhã, 7 de Setembro, teremos
dia de vôos no campo da cascata, nova sede
do CPA.
O obstáculo....caiu...
Agora vamos precisar de machados, motoserras,
facões e tudo o que tiver fio pra desmanchar o
'obstáculo' em bancos, mesas, lenha, etc.
Quem tiver, leve.
Então amanhã, quarta-feira, a partir das 14h
estaremos lá pra voar e trabalhar pelo Clube.
Abraço.

domingo, 4 de setembro de 2011

DOMINGO EM FAMÍLIA

Grande dia passamos hoje, levando a família CPA para o
campo novo. Clima perfeito, bons vôos pra descobrir as
térmicas, projeções sobre a construção da pista e a luta
pra remover os obstáculos.
Abraço ao Alfran que nos assou um belo churrasco e que
recebe a graduação no próximo fim de semana.
Abraço.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vendo Sundowner f1


Esta em ótimo estado.....aceito trocas dentro do meu interesse. R$900,00 só o aero.....
Wingspan:80.5 in (2045mm)
Overall Length:60.6 in (1539mm)
Wing Area:933 sq in (60.2 sq dm)
Flying Weight:12.0–14.0 lb (5.4–6.4 kg)
Engine Size:26–35cc gas; 1.20–1.80 4-stroke; 1.00–2.10 2-stroke

FOTOS DA PISTA (MAIS RESOLUÇÃO)









































































SENHORES DESCULPEM A BAIXA RESOLUÇÃO ANTERIOR, FOI FALHA NA TRANSFERENCIA DOS ARQUIVOS...HEHEHEHE...

















COMO DA PRA VER EM ALGUMAS FOTOS, O MATERIAL ABAIXO DA CAMADA VEGETAL É UM TIPO DE ARGILA VERMELHA SEMELHANTE A USADA EM OLARIAS PARA TIJOLOS. QUANDO PASSADA A LÂMINA FICA LISA. ACHO QUE PRECISAREMOS DO SAIBRO APENAS PARA ENCHER ALGUNS DESNÍVEIS E NADA MAIS.

HOJE DEVE SER RETIRADO O EUCALIPTO GRANDE E É POSSÍVEL QUE ATÉ SÁBADO JÁ ESTEJA NIVELADA E ALIZADA A PISTA.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE: É TERMINANTEMENTE PROIBÍDA A PESCA NOS AÇUDES.

Muito show